Mobilização da igreja e da comunidade: Advocacy no contexto da mobilização de igrejas e comunidades

A Tearfund está implementando o processo de mobilização de igrejas e comunidades (MIC) há mais de 15 anos em, pelo menos, 25 países. Através da MIC, as igrejas inspiram e empoderam os cidadãos para que eles possam identificar as necessidades existentes em suas comunidades e mobilizar seus próprios recursos para abordá-las.  

Em alguns países, as igrejas parceiras da Tearfund começaram programas-pilotos para introduzir a defesa e promoção de direitos no processo de MIC - uma abordagem conhecida como advocacy no contexto da mobilização de igrejas e comunidades.  

Através do advocacy no contexto da MIC, as igrejas locais mobilizam suas comunidades para influenciar as decisões, políticas e práticas dos decisores locais poderosos, com o objetivo de promover a boa governança, através de ferramentas de prestação de contas sociais. As comunidades empoderadas engajam-se na defesa e promoção de direitos (advocacy) local nas questões que identificaram. Elas usam recursos do governo local, exigem a prestação de contas de funcionários do governo local e obtêm acesso aos serviços essenciais de que precisam.