Medindo a resiliência

Como é uma comunidade resiliente? As Características de uma Comunidade Resiliente aos Desastres (PDF 2.4 MB), em inglês, uma publicação baseada no trabalho de redução do risco de desastres de várias ONGs (inclusive a Tearfund e seus parceiros), descreve 168 características de uma comunidade resiliente às ameaças naturais.

Para facilitar o manuseio desse número grande, a Tearfund sugere usar a abordagem das "20 principais" – concentrar-se nas principais características prioritárias para o seu contexto.

20 principais características possíveis para as ameaças naturais de início rápido (em inglês) (PDF 54 KB)

20 principais características possíveis para ameaças naturais de início lento (em inglês) (PDF 54 KB)

Muitas dessas características também são pertinentes a outros tipos de choques e estresses. Para a montagem de programas de resiliência integrados, é importante escolher ou acrescentar características que sejam pertinentes a todos os principais estresses e choques prioritários na sua área, não apenas aos desastres.

Se você escolher 20 principais características que se aplicam aos choques e estresses onde você trabalha, pode ser útil transformá-las em indicadores que possam ser medidos com uma escala simples de 0 a 3. A equipe da Tearfund para Uganda usou essa abordagem para uma avaliação (PDF 652 KB) do trabalho de redução do risco de desastres de seus parceiros.

Por exemplo:

Característica

0 (característica ausente)

1

2

3 (característica totalmente presente)

Os levantamentos de ameaças/riscos são realizados de forma participativa, envolvendo todos os setores da comunidade

Nenhum levantamento de ameaças/riscos realizado

Levantamentos de ameaças/riscos realizados por agência externa e não pertencentes à comunidade

Levantamentos de ameaças/riscos realizados com a participação da comunidade local, mas não compreendidos ou usados por todos

Levantamentos de ameaças/riscos realizados com a participação da comunidade local, inclusive dos grupos vulneráveis, e usados por ela na tomada de decisões local